Estou afundada em testes e trabalhos | Dicas para o sucesso

quarta-feira, outubro 19, 2016


Hey! 

A época de testes já começou para muitos de nós,  estudantes.  Às vezes é difícil gerir tudo e conseguir os resultados que queremos,  mas temos que saber que, por mais difícil que seja, estes só dependem do nosso trabalho. 
Neste momento estou no 12° ano,  o meu horário é bastante folgado e tenho algum tempo livre,  mas no ano passado as coisas foram bem diferentes.  Eu frequento o curso de Ciências e tecnologias,  difícil só por si,  mas eu decidi torná-lo mais difícil ainda no 10°ano, pois não me apliquei como devia e acabei o ano com uma média de 14 valores, não parece muito mau,  mas na verdade é,  não só para os objectivos que eu tinha, como também as notas das disciplinas específicas (biologia e físico química) eram muito baixas,  respetivamente,  12 e 13 valores.
No 11° ano,  ano de exames, tive de dar o máximo que podia,  se continuasse como estava arriscava-me a nem sequer passar o  ano.  Com o horário tão sobrecarregado e com as atividades exteriores a escola quase não me sobrava tempo nenhum,  mas consegui.  No fim do ano tive 17 a biologia e 16 a físico-química,  daí seguiram-se os exames,  uma época caótica e de muito trabalho,  mas foi recompensado. Consegui um 18 a físico-quimica e um 16 a biologia nos exames nacionais (apesar de ainda não estar muito contente com a nota de biologia).
Algumas amigas minhas perguntaram-me se eu tinha tido explicações e como tinha subido tanto as notas,  eu não tive explicações,  só força de vontade mesmo. 
Agora,  depois de ter partilhado com vocês a minha história,  vou partilhar com vocês algumas dicas para também vocês terem sucesso neste ano escolar.


Dica n°1 - olha para as coisas de maneira diferente. 
É muito importante que não olhes para tudo como se fosse um grande "bicho",  às vezes só o facto de dizermos em voz alta "eu gosto disto"  em vez de "não percebo nada" muda logo tudo,  até porque com tudo o que temos de estudar as coisas tornam se mil vezes mais difíceis se não gostarmos delas.
Não entres em guerra com nenhuma disciplina só porque "nunca gostaste"  dela ou "nunca tiveste boas notas",  estás sempre a tempo de mudar isso,  não vais conseguir ganhar a guerra contra ela,  porque não combateres com ela?


Dica n°2 - não abdiques de algum tempo sem estar em cima dos livros.
Estar sempre a estudar também é cansativo,  mesmo que gostemos muito do que estamos a estudar.  É fundamental que façamos pausas, praticar algum desporto é uma ótima opção  (eu pratico karaté e era um autêntico alivio ir para os treinos,  quando voltava as coisas acabavam por funcionar muito melhor)
Dormir é outro tempo de descanso que não deves abdicar de forma nenhuma, o teu cérebro não consegue estar a 100% sem algum descanso. Dorme no mínimo 8 horas, vai-te ajudar a manter concentrado nas aulas, meio caminho andado para que percebas bem a matéria e percas menos tempo em casa a estudá-la.


Dica n°3 -  não deixes as coisas a acumular,  o estudo tem de ser diário.
Principalmente no 11° ano eu via-me todos os dias afundada em fichas,  todos os professores, de quase todas as disciplinas, nos davam fichas.  É essencial que não as deixemos acumular,  em anos com cargas horárias muito pesadas não podemos chegar a casa e ir ver televisão, primeiro o trabalho e depois o lazer,  e,  desta forma,  as coisas correm bem.


Dica n°4 - aponta todas as tuas dúvidas e não tenhas receio das tirar.
Enquanto estamos a estudar ou a resolver um exercício,  erramos,  mas conformamo-nos com as soluções e pronto.  NAO!!  Isso está completamente errado,  devemos apontar essa dúvida e tentar esclarece-la de que maneira for,  se por acaso não dá jeito ou não há tempo durante o decorrer da aula,  fica no intervalo e pede ajuda ao professor,  é importante perceber tudo,  imagina se essa dúvida que tiveste medo de tirar fosse a primeira pergunta do teu exame?  
(sugestão : compra post its para identificar todas as tuas duvidas,  assim, podes ter a certeza que não te esqueces-te de nenhuma).


Dica n°5 - não sejas demasiado exigente contigo.
Temos de perceber os nossos limites,  é normal que haja sempre uma pessoa na tua turma que não estuda nada e tira sempre melhor nota que tu,  que passaste horas a estudar.  É normal e temos de aprender a lidar com isso, cada um tem necessidades diferentes e não nos podemos regular pelos outros. Não tentes ser o melhor, tenta dar sempre o teu melhor.


Dica nº6 - organiza-te.
A organização é fundamental se queres ser bem sucedido.  Saberes o que tens para fazer e até quando o podes fazer é essencial para que nada te passe ao lado. 
(sugestão : uma agenda é uma boa opção para que todos os teus dias estejam bem organizados e não falhes aos teus compromissos.  No caso dos testes,  deves ter um calendário para que te possas situar no tempo,  só as datas às vezes baralham-nos e acaba por parecer que temos mais tempo para estudar do que o que na verdade temos)

Dica nº7 - Escolhe bem o teu local de estudo.
O local de estudo é mais importante do que possas imaginar. O sítio ideal deverá ser bem iluminado, longe de coisas que te distraiam (televisão, telemóvel, etc) e bastante espaçoso.
Um local onde te sintas confortável será fundamental para que possas passar algum tempo de qualidade a estudar. Tem sempre atenção à postura, as tuas costas agradecem. 



Manté-te focado nos teus objetivos, o impossível só é impossível até acontecer.

Hope you feel inspired,
♡P

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por deixares o teu comentário, é muito importante para mim receber a tua opinião.
Vou responder aqui aos comentários.
Se tiveres um blog deixa o link para que o possa visitar e retribuir o teu comentário.
Irei retribuir todos os seguidores.

Clica em "Notificar-me" para receberes uma notificação quando eu responder ao teu comentário.

Beijinhos, ♡P

Blogs de Portugal

Popular Posts